Talvez esta questão não seja um mistério para muitos de vós, mas para aqueles de vós que estão apenas a começar, resolve certamente algumas das vossas dúvidas.
O que é prata 925ml?
A prata é feita num processo complicado que tem sido reinterpretado durante séculos. É por isso que utilizamos nomenclaturas que nos ajudam a conhecer o material com que vamos trabalhar ou vender. Quando você lê ou ouve 925ml de prata estamos a falar do grau de pureza incluído numa peça.
Prata 925 é o mais utilizado, aquele que normalmente se encontra no mercado. O facto é que a prata é um material macio e maleável, pelo que para fazer funcionar a joalharia tivemos de fazer ligas com outros metais para encontrar uma dureza perfeita para o uso e resistência.

Encontrar uma peça que seja 100% é praticamente impossível. Na maioria das vezes encontrará peças de prata de 950, 925, 900 e 800.
As peças de prata 925 são consideradas como prata esterlina, o que significa que são compostas por 925 milésimos de prata mais 75 milésimos de cobre. E é por isso que são feitas pelo melhor que podemos encontrar no mercado, devido à sua qualidade e características.
A prata é um material que pode ser facilmente contrafeita, embora não seja comum. À primeira vista e se não tiver muita prática é difícil diferenciar uma peça de prata esterlina de uma que só tem um revestimento, é por isso que os joalheiros ou artesãos marcam as suas peças com o selo 925.

No entanto, nem sempre é possível marcar todas as peças com um selo, porque se o fizermos numa bola ela será deformada tal como se o fizermos numa pulseira de fio ou num anel.
Se está preocupado se está a ser enganado ou não, estou a dizer-lhe que um dos indicadores é o preço. Por muito barato que seja um saco de pressão, não existe tal coisa como uma pechincha.
Outra forma seria enviar as peças para um laboratório para que lhe possam dar um certificado de que se trata de 925 prata e, portanto, cumpre a lei.